Imprimir  

Dicas para Negociações Ganha-ganha com Gestores

Leadership Development
 

Enquanto gestores, a competência para utilizar técnicas de negociação que conduzam à vitória podem fazer toda a diferença no sucesso dos negócios. Do mesmo modo, pode ser essencial influenciar colaboradores e facilitar relações construtivas e positivas. Aqui estão 6 questões que os gestores devem ter em conta quando estão a preparar um negócio:

1. Saiba o que quer – Enquanto gestor, é importante entrar num negócio sabendo qual é o resultado que deseja obter. Certifique-se que dispensa tempo e esforço suficientes naquilo que quer e porque o quer. Lembre-se que é importante considerar o que está envolvido a nível financeiro, emocional, intelectual, físico, etc. Isto ajuda-o também a perceber aquilo que não quer à medida que se vão desenvolvendo as negociações.

2. Saiba o que a outra parte quer – Quando a outra parte também tem uma agenda quando inicia a negociação. Assegure que tem conhecimento antecipado do resultado a que outra parte quer chegar. Compreenda a resolução financeira, emocional, intelectual ou física que o outro pretende adotar com você.

3. Antecipe objeções – O processo de negociação nem sempre é fácil. Enquanto gestor, deve aceitar que se irá deparar com objeções por parte dos seus colaboradores ao longo do caminho. Deve se autopreparar para isso fazendo as suas diligências prévias à negociação. Certifique-se que domina e revela evidências relevantes com as quais a outra parte pode se identificar e relacionar.

4. Identifique concessões – Determine os pontos absolutamente não-negociáveis, os desejáveis e aquilo que está disposto a dar e a receber. É certo que não irá sair de todos os seus negócios com todas as suas necessidades satisfeitas. Os negócios têm tudo a ver com dar e receber, e como gestor deverá estar preparado para se encontrar com o seu cliente no meio caminho.

5. Determine o seu “passo de saída” – Quando determina o seu “passo de saída”, é capaz de definir o ponto a partir do qual a negociação não deve seguir em frente. Previamente ao início da negociação, deve definir qual o seu “ponto de saída”. Este será o seu segundo poder de negociação mais forte, de tal forma que assim que atinge o seu “ponto de saída”, sabe que tem que agir.

6. Pratique com um colega – Tal como em qualquer apresentação importante que já tenha feito, deve sempre praticar. Pode deparar-se com uma discussão difícil e é sempre melhor certificar-se que ensaiou as consequências possíveis. Ao praticar com outra pessoa irá promover a sua confiança na situação o que irá, por sua vez, ajudar a que a negociação corra da forma mais fluente possível.

 

Voltar

 
 

Av. Dom Bosco, 1733 Bairro Goiabeiras,
Cuiabá, MT 78032-065,
P. +55 67 9885 7009

Siga-nos online
 

 
© 2016 Dale Carnegie & Associates, Inc..
Todos os Direitos Reservados
 
.
projeto de site e desenvolvimento por Americaneagle.com